Ações

Ações permitem a você avançar um processo ou adicionar mais informações a um processo. Por exemplo, você pode adicionar notas a um processo para especificar mais informações, clicando na ação Adicionar nota. As ações que você especificar serão exibidas na lista Ações, no espaço de trabalho, quando um usuário chegar àquele estágio específico no processo.

Você também pode criar ações no Designer do processo para associar com a janela para que as informações necessárias são especificadas, como com a ação Preencher dados obrigatórios utilizados no processo Incidente completo. Para obter mais informações sobre o processo Incidente completo, consulte a Guia do Conteúdo Pré-construído do Service Desk. Para informações a respeito da criação de ações no Designer do processo, consulte Criar uma nova ação.

Também é possível usar ações relacionadas para executar ações em um ou mais processos relacionados. Por exemplo, a partir de uma Alteração, é possível usar uma ação relacionada para avançar um Problema anexado para uma novo status ou adicionar uma nota a todos os Incidentes anexados. Para obter informações sobre ações relacionadas, consulte Ações em execução nos processos relacionados.

Gerenciar ações

Quando você criar uma relação de coleção entre dois objetos de negócio, você precisará criar uma nova ação para permitir que você crie instâncias de objeto da coleção.

Se você estiver utilizando vínculos pai-filho, então você pode determinar se a ação será adicionada ao objeto pai ou ao filho. Por exemplo, se você quiser que alguma nota adicionada ao Incidente pai seja também adicionada a seus Incidentes filhos, então você terá que determinar que a ação de Adicionar nota seja propagada a seus filhos.

Para gerenciar ações:
  1. Abra o objeto de negócio desejado.
  2. Clique no atributo de coleção relevante e, na lista Ações, clique em Gerenciar ações.
    A caixa de diálogo Gerenciar ações será exibida.

  1. Clique em Adicionar para adicionar uma ação.
  2. Faça as alterações necessárias e, se quiser propagar a ação a itens filho relacionados, então, selecione a caixa de verificação Propagar para filhos.

Você pode usar a caixa de Descrição para especificar uma dica de ferramenta concisa que aparece quando um usuário mantém seu mouse sobre a ação na lista de Ações.

  1. Clique em OK.

Habilitando e desabilitando ações personalizadas de IC

Se você criar uma coleção e uma ação correspondente para um IC, essa ação estará disponível sempre que abrir a janela do IC. Isso funciona para implementações do Service Desk, mas para implementações do Asset Manager - em que você pode atribuir processos específicos para seus ICs - você pode desejar que essa ação não apareça sempre, para que ela apareça somente nos status que você especificar.

Por padrão, essas ações estão sempre disponíveis.Você pode desabilitá-lo usando o Centro de Configurações.

Para desabilitar ações personalizadas de IC:
  1. No Centro de Configurações, abra a instância desejada.
  2. Ao lado do aplicativo Web Access, clique em Editar.

    A caixa de diálogo Editar aplicativo do Web Access aparece.
  3. Defina Habilitar ações personalizada de IC com False e clique em OK.

    As ações são desabilitadas no Web Access.
  4. Ao lado do aplicativo Framework, clique em Editar.

    A caixa de diálogo Editar aplicativo do Framework aparece.
  5. Defina Habilitar ações personalizadas de IC com False e clique em OK.

    As ações são desabilitadas no console e no Workspaces

Certifique-se de que você defina o mesmo valor para todos os aplicativos Web Access e Framework em uma instância para evitar comportamentos diferentes em clientes diferentes.